Dia Escolar da Não-Violência e Paz - 30 de janeiro


No dia 30 de janeiro celebramos o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz, uma iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal.
Desde 1964, que a celebração deste dia pretende chamar a atenção de políticos, governantes, pais, educadores e professores que é necessária uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz; que é preciso educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros, porque “Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”. (Preâmbulo da Constituição da UNESCO)
A escolha da data não foi ao acaso, mas por que este foi o dia do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi, considerado o pai da Índia, Gandhi foi um homem de boa vontade que lutou, sem ódio, pela independência da sua pátria e pela paz do mundo.
Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!”.
Sê tu, também, um agente de paz.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que o filme foi para ensinar que com a violência não se resolve os nossos problemas.

Anónimo disse...

O filme que vi retrata a violência física e psicológica.É importante não cometer qualquer tipo de violência.

Anónimo disse...

ricardo 5ºe
Eu gostei deste filme,pos-me a aprender,como agir para ser melhor pessoa.

Anónimo disse...

Nós gostamos muito do filme pois mostrava como devemos lidar numa situação de bulying e como devemos lidar com esses comportamentos.


Bruna e Ana Sofia 5ºE

Anónimo disse...

O filme retrata o ano letivo de uma turma de alunos franceses, na idade da adolescência. Estes alunos enfrentam problemas pessoais, familiares mas é sobretudo na escola que relevam os comportamentos mais agressivos.
A violência verbal e física é uma constante, assim como a confusão na sala. O professor, François, tenta mudar o comportamento dos alunos, mas nem sempre é fácil. Ele esforça-se por manter o máximo de respeito entre todos para que os conflitos diminuam, no entanto são retratados vários episódios com discussões.
No princípio do filme, é evidente a existência de uma barreira criada pelos alunos contra o professor, mas aos poucos e poucos vai enfraquecendo, de tal modo que no final do filme a relação entre eles é diferente e os alunos acabam por admitir que aprenderam algo positivo durante aquele ano.

Beatriz Domingues 11ºA