BE/CRE

  •  HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª feira a 6.ª feira
8.30 h - 17.00 h
  •  A MISSÃO
A missão das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Vertical de Escolas Território Educativo de Coura é formar leitores competentes e críticos capazes de utilizar a informação em todos os suportes e meios de comunicação.

  • OBJECTIVOS
A BE/CRE deve constituir-se como um núcleo da organização pedagógica da escola, vocacionada para as atividades culturais e para a informação, tendo em vista atingir, entre outros, os seguintes objetivos:


  1. Associar a leitura, os livros e a frequência da BE/CRE à ocupação lúdica dos tempos livres.
  2. Proporcionar aos alunos um espaço aberto e facultativo onde poderão encontrar apoio no acesso ao conhecimento, informação, consulta e leitura de livros, jornais e revistas e outro tipo de documentação, procurando, assim, dar resposta às suas necessidades de pesquisa/informação e lazer
  3.  Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho autónomo baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: selecionar, analisar, criticar e utilizar documentos; desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, por solicitação do professor ou de sua própria iniciativa; produzir sínteses informativas em diferentes suportes.
  4. Fomentar o gosto pela leitura como instrumento de trabalho, ocupação de tempos livres e de prazer, contribuindo para o desenvolvimento cultural científico dos utilizadores.
  5. Promover condições que permitam o contacto dos alunos com ideias, experiências e opiniões diversificadas promovendo a reflexão, o debate e a crítica.
  6. Modernizar/atualizar a biblioteca de modo a que resulte num Centro de Recursos de informação de diversa índole capaz de estimular o trabalho pedagógico e dar resposta às necessidades das diferentes disciplinas e projetos de trabalho.
  7. Desenvolver o respeito pelo uso da propriedade comum incutindo um espírito de cooperação e de partilha.
  8. Facilitar o acesso a múltiplas fontes de informação: impressos, audiovisuais e informáticos e a recursos locais, regionais e globais.
  9. Divulgar o fundo bibliográfico existente na Biblioteca.
  10.  Promover atividades de animação/formação que favoreçam a consciência e a sensibilização para questões de ordem cultural e social, de preferência em articulação com todos os elementos da comunidade educativa e em condições específicas com outros elementos da sociedade.
  11.  Promover a partilha de recursos entre as escolas do Agrupamento a Biblioteca Municipal e outras escolas do Agrupamento.
  • EQUIPA
Celeste Ferreira - (professora bibliotecária, coordenadora das BEs do Agrupamento)
Fernanda Silva /José Augusto (professores)
Adelaide Cunha e Graça Martins - (Assistentes operacionais)

  • CONTACTOS
Escola E.B.2,3/S de Paredes de Coura
Volta da Quinta
4940-574 Paredes de Coura

telefone: 251780200
email: bepcoura@gmail.com

(página atualizada em novembro de 2015- responsabilidade da professora bibliotecária)