O Dia Escolar da Não-violência e
da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro. A data foi instituída em 1964 em
Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, e adotada a
nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o
falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
Para
assinalar este dia o a Biblioteca Escolar em colaboração com vários docentes e outros parceiros desenvolveu um conjunto de atividades de modo a não deixar ninguém indiferente:
- Leitura de poemas alusivos à Paz em todas as turmas, pelos alunos do 11º e 12º anos.
- Criação da árvore da Paz no polivalente com a colocação de pombas com mensagens feitas pelos alunos nas aulas de EMRC onde foi devidamente explorada a temática.
- Encontro de todos os alunos da EBS no pavilhão B onde foi vivamente aclamada a Paz e Não-Violência aquando do levantamento de um drone com uma faixa. Esta atividade foi apadrinhada pela GNR – Escola Segura.
- Palestra com o Dr. Carlos Alberto Videira (UM) dirigida aos alunos do Ensino Secundário onde se passou a mensagem da importância que cada um tem na construção de um mundo mais justo. A Sra. Vereadora da Educação salientou os nosso jovens que podem começar por pequenas coisas dentro do município, como o voluntariado. O importante é não ficar indiferente.
Equipa dinamizadora do Dia Escolar da Não Violência e Paz (ainda Aida Antunes professora de Português do Ensino Secundário e os professores de Cidadania e Desenvolvimento) |
Sem comentários:
Enviar um comentário