À conversa com Mafalda Moutinho

 Foi, na manhã cinzenta do dia 28 de Março que, finalmente, estivemos à conversa com a escritora da colecção Os Primos, Mafalda Moutinho. Este encontro realizou-se por vídeo-chamada: nós, na Biblioteca Escolar, e a escritora em plena Itália, aliás Milão, local onde reside.
A conversa foi animada e muito interessante. A escritora respondeu a todas as questões que lhe colocámos (e não foram poucas!) e também nos fez algumas perguntas, nomeadamente sobre a nossa profissão futura… entre alguns sorrisos envergonhados e tosse atrapalhada, lá foram saindo aspirações futuras. A verdade é que muitos de nós ainda não nos decidimos!
Palavra puxa palavra, apercebemo-nos da razão dos livros terem tanto sucesso! A Mafalda viaja muito e todos os seus livros retratam aventuras pessoais e reais, pelas quais passou e partilhou connosco. Depois acrescenta rios da sua imaginação e criatividade, uns pozinhos de mistério e voilá! Eis que surgem livros como O Segredo do Mapa Egípcio; O Mistério das Catacumbas Romanas; O Enigma do Castelo Templário; O Caso do Último Dinossauro; O Segredo de Craven Street; O Tesouro do Veleiro Espanhol; O Oráculo do Velho Mandarim; O Diamante da Ilha das Caraíbas. E depois destes seguir-se-ão muitos mais, garantia da própria autora, que também deseja escrever para adultos, mantendo-se fiel ao suspense, que tanto a atrai.
Para além disto apresentou-nos o site oficial da colecção Os Primos! Sabias que podes ler o primeiro capítulo de cada livro desta colecção?! Pois é! A Mafalda Moutinho disponibiliza, neste site, o primeiro capítulo de cada livro. Assim podemos ler e ver se realmente é um livro que nos interessa. Segundo a própria, é importante que “as leituras recreativas sejam feitas por prazer.”
Depois de um bocado bem passado, terminámos com uma pergunta que partilhamos convosco: Que conselhos nos pode deixar para desenvolvermos o gosto pela leitura? Há segredos? Após um sorriso espontâneo, a Mafalda apontou que “devemos ler por gosto” e interesse, acrescentando que quando adquirimos um livro é importante observar a capa, ver a imagem e o título. Estes devem ser apelativos! De seguida consultar a contracapa e ler o resumo que aí se encontra. Se, depois de seguirmos estes passos, estivermos interessados na história retratada, pois bem… nesse caso lemos todo o livro.
Gostámos muito deste momento! Para sermos francos… ADORÁMOS! Muito obrigado.
A turma do 5.ºC e professora de Língua Portuguesa