Sugestões de leitura para as férias

hush, hush
Becca Fitzpatrick
UM JURAMENTO SAGRADO, UM ANJO CAÍDO, UM AMOR PROIBIDO
Apaixonar-se não fazia parte dos planos de Nora Grey. Nunca se sentira atraída por nenhum dos rapazes da sua escola, apesar da insistência de Vee, a sua melhor amiga.
Então, aparece Patch. Com um sorriso fácil e uns olhos que mais parecem trespassar-lhe a alma, Patch seduz Nora, deixando-a completamente indefesa.
Mas, após uma série de encontros assustadores com Patch, que parece estar sempre onde ela está, Nora não consegue decidir se há-de cair-lhe nos braços ou fugir sem deixar rasto.
Em busca de respostas para o momento mais confuso da sua vida, Nora dá consigo no centro de uma antiga batalha entre imortais. E quando é chegada a altura de escolher um rumo, a opção errada poderá custar-lhe a vida. (Wook)

Indomável
Kristin Cast, P. C. Cast
A vida é dura quando os amigos nos viram as costas. Que o diga Zoey Redbird que, em uma semana, passou de três namorados para nenhum, e perdeu a confiança do seu grupo íntimo de amigos. E o pior é que Zoey sabe que a culpa é sua. Marginalizada por todos, ela não resiste a criar amizade com o novo aluno da Casa da Noite, o arqueiro olímpico James Stark.
Entretanto, Neferet declarou guerra aos humanos depois do assassinato de dois vampyros mortos pelo Povo da Fé. Mas ao contrário das promessas da Sumo-Sacerdotisa, as últimas visões de Afrodite mostram um mundo cheio de violência, ódio e trevas. Zoey sabe que é errado lutar contra os humanos, mas quem está disposto a dar-lhe ouvidos? As aventuras de Zoey na escola de vampyros tomam um caminho perigoso em que as lealdades são testadas, e um antigo mal é despertado… (Wook)

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner
Stephenie Meyer
Ao contrário dos outros romances da série, narrados segundo a perspectiva de Bella, a "eterna" namorada do jovem vampiro Edward Cullen, A Breve Segunda Vida de Bree Tanner dá-nos uma outra visão da história, agora através da vampira recém-nascida Bree Tanner, que em Eclipse morre dez páginas após aparecer. A autora confessa que o novo livro foi uma surpresa mesmo para ela. "Acabou por ser uma surpresa para toda a gente, porque eu nem sequer pretendia publicar esta história como um livro isolado. Comecei a escrevê-lo há já muito tempo, ainda antes do lançamento do filme do Crepúsculo. Nessa altura, Eclipse estava em fase de revisão e eu encontrava-me atolada, bem no cerne do meu mundo vampírico. Andava às voltas com o tema dos vampiros recém-nascidos, contemplando o seu ponto de vista, e uma coisa levou à outra. Comecei a escrever na perspectiva de Bree, da sua visão sobre aqueles últimos dias e de como se sentiria ela na sua recente condição." (Wook)

Refúgio
Nora Roberts
Jo Ellen, fotógrafa de renome, pensava ter fugido à casa chamada Refúgio há muito tempo. Ali passara os seus anos mais tristes, depois do desaparecimento inesperado da mãe.
Contudo, a casa que encima as praias exóticas de uma ilha ao largo da Geórgia continua a assombrá-la. E agora, mais assustadoras ainda são as fotografias que alguém lhe começa a enviar: primeiros planos sinistros e puros, culminando no retrato mais chocante de todos, o da mãe… nua, bela e morta. Jo terá de regressar à ilha da sua infância e à família que procurou esquecer. Com a ajuda de um homem, descobrirá toda a verdade sobre o seu trágico passado. Mas o seu Refúgio pode revelar-se o local mais perigoso de todos…(Wook)

Diário de um Banana 2 - O Rofrick É Terrivel
Jeff Kinney
Ao entrar no novo ano escolar, Greg só quer pôr os três meses anteriores para trás das costas. Em especial um certo episódio… Infelizmente para Greg, o seu irmão mais velho, Rodrick, sabe tudo acerca do episódio que Greg está a tentar manter em segredo. Mas é difícil manter um segredo… especialmente quando há um diário envolvido.
Este livro é a continuação do diário de Greg, um verdadeiro banana, um romance com cartoons muito divertido (O Diário de um Banana), que foi um extraordinário sucesso entre nós. E não só: nos Estados Unidos, os três títulos (no próximo ano sairá em português o terceiro, A Última Gota) venderam mais de 16 milhões de exemplares. Já foi editado até agora em 28 países, sempre com um retumbante sucesso de vendas e junto da crítica. (Wook)

Onde está a múmia?
R. L. Stine
A nova colecção do mestre do terror depois dos Arrepios!
Alguém tem um penso rápido?
Abby e Peter estão em casa do Tio Jonathan, que mora numa aldeia antiga e sinistra. O tio deles sabe tudo sobre o Egipto e o seu quarto até parece um túmulo. Haverá mais segredos na casa? MÚMIAS!
A seguir, Abby e Peter vão perder-se num terrível mistério. Slappy, o Boneco e outros maus da fita foram avistados na TerrorLândia. Um monstro chamado Byron é o único que pode ajudá-los¿ se o conseguirem encontrar. (Wook)

O Labirinto de Ossos
Rick Riordan

O que aconteceria se descobrisses que a tua família é uma das mais poderosas da história da humanidade? E se te dissessem que a chave para encontrar o segredo do poder da tua família está escondida algures no mundo, e que para lhe chegares terias de desvendar as 39 Pistas? E se te dessem a escolher: ganhar um milhão de dólares e continuar com a tua vida ou receber a primeira pista? Se fores a Amy ou o Dan Cahill, escolhes a pista e entras numa corrida verdadeiramente perigosa. (Wook)


Os Factos da Vida
Ana Saldanha
Cruzando a temática científica, presente desde o título do romance, com o quotidiano de um grupo de amigos adolescentes, a autora, no estilo que lhe é habitual, constrói uma narrativa com a qual os leitores se identificam, reconhecendo o universo recriado. A escola e a família, mas também os amigos e as primeiras paixões, vividas de forma inocente e intensa, parecem funcionar como os eixos em torno dos quais gira o quotidiano dos jovens contemporâneos. A ciência explica, seguramente, uma parte significativa dos seus comportamentos, ilustração da vida (e dos factos que a constituem!) em movimento. Com um registo particular, caracterizado pelo recurso aos diferentes tipos de cómicos e à sugestão constante do humor, a autora não deixa de tocar outras questões relevantes, como o racismo (dialogando intertextualmente com outra obra de sua autoria), a diferença ou a necessidade de inclusão. Os paratextos que encerram cada capítulo sublinham a dimensão humorística do livro, mas também provam o conhecimento profundo da autora da realidade e do universo que retrata. (Casa das Letras)

Os Livros que Devoraram o Meu Pai.
A estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim
Afonso Cruz
Livro vencedor do Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, este romance de Afonso Cruz, conhecido sobretudo como ilustrador, constrói-se com base no jogo intertextual entre algumas obras literárias clássicas, tematizando a importância da leitura e dando conta do lugar central que ela ocupa na vida das personagens. Deste modo, a intriga cruza vários níveis diegéticos e, com recurso à metalepse, coloca as personagens da narrativa de primeiro nível, sobre as aventuras de um rapaz (Elias Bonfim) que parte em busca do pai (Vivaldo Bonfim) dentro dos livros, a interagirem com as personagens de romances como A Ilha do Dr. Moreau, O Estranho Caso do Dr. Jekyll e de Mr. Hyde e Crime e Castigo, entre muitos outros. O cruzamento de histórias, o suspense e a aventura, o humor e a ironia agradam a um grupo diversificado de leitores, jovens e adultos, possibilitando diversas interpretações. A linguagem e a fluidez da narrativa tornam-na acessível sem deixarem de estimular a reflexão. (Casa das Letras)

Rafa e a Liberdade
Fátima Pombo
Segundo volume das aventuras de Rafa, este romance acompanha o herói numa viagem que realiza sozinho, como forma de afirmar a sua independência e de mostrar a sua desilusão face à decisão do pai de adiar uma viagem a Roma que lhe tinha prometido. Depois de cruzar praticamente a Espanha, de Barcelona até Vigo, Rafa vai cruzar-se com um camionista português que o transporta até ao Porto. É aí que descobre novos amigos e uma independência que não conhecia, ao mesmo tempo que ganha confiança em si próprio e nas suas capacidades, antes do regresso a casa para junto da família. Com um discurso ágil e um ritmo vivo, que acompanha com pormenor todas as acções da personagem, a narrativa inscreve-se nos moldes de comportamento juvenis contemporâneos, facilitando a identificação por parte dos leitores. Em termos narrativos, este romance caracteriza-se por ser mais linear do que o anterior, não revelando particular exigência ao nível de leitura. (Casa das Letras)