Encontro com a escritora Ana Saldanha


No dia 7 de Maio, a escritora Ana Saldanha esteve no Centro Cultural de Paredes de Coura para um encontro com os alunos do 3º ciclo.
O evento dividiu-se em quatro sessões de pequenos grupos, com o objectivo de haver uma maior proximidade entre os alunos e a escritora. Cada sessão foi dinamizada com leitura de excertos das suas obras, seguido de um período de questões e autógrafos. Foi uma actividade enriquecedora com vista ao fomento dos hábitos de leitura e escrita e que contou com grande receptividade por parte dos alunos.

Comemoração do 25 de Abril

No dia 26 de Abril, pelas 15.30h, o grupo de História organizou um encontro com o Dr. Carlos Plácido, figura resistente do regime opressivo do Estado Novo e os alunos das duas turmas do 9.º ano.
Num ambiente intimista, o palestrante octogenário apresentou aos presentes a sua vivência enquanto membro do Partido Comunista Português (PCP) opositor ao regime na sua fase mais conturbada, contextualizou a nossa história na Europa fascista e durante a segunda Guerra Mundial.
Na parte final da sua intervenção os alunos tiveram oportunidade de lhe dirigirem algumas questões, as quais foram respondidas prontamente.
Os alunos sentiram-se honrados e sensibilizados pela rara oportunidade de ouvirem um testemunho vivo.

Eu sou tu

Integrada no projecto "Tásse a Ler", no dia 15 de Abril decorreu no Centro Cultural de Paredes de Coura, a segunda sessão do "Eu sou tu". Esta iniciativa foi desenvolvida pelo escritor Miguel Horta e teve como participantes os alunos da turma CEF de Jardinagem.
Nesta actividade os alunos puderam conversar informalmente sobre livros e escritores portugueses.