Visita à nossa Biblioteca

No dia 20 de de fevereiro, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Manuela Santos Silva visitou a Biblioteca Escolar de Paredes de Coura para conhecer de perto o projeto financiado pela Rede, no âmbito da candidatura Ideias com Mérito, "Com a BE a preparar o futuro".
Foi com agrado que todos os docentes do projeto, coordenadores e direção receberam a ilustre convidada.
A Coordenadora da Biblioteca Escolar de Paredes de Coura fez uma apresentação do projeto, que tem sido acompanhado pela Coordenadora Interconcelhia, Dra. Raquel Ramos, também presente na ocasião e finalmente conviveram um pouco em volta de uma chávena de chã.
Foi uma breve e agradável visita que serviu para demonstrar um pouco daquilo que por cá fazemos. 

(Coordenadora Interconcelhia, Raquel Ramos; Coordenadora da BE, Celeste Ferreira; Coordenadora Nacional da RBE, Manuela Santos Silva)








Clube de Leitores - Visita à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

No dia 5 de novembro, as alunas do Clube de Leitores fizeram a sua primeira saída - “Na Rota das Bibliotecas”. A visita foi a Viana do Castelo, à Biblioteca Municipal e à livraria Bertrand, no Estação Viana Shopping.
Na Biblioteca Municipal, fomos acompanhados aos diferentes espaços de leitura onde o público em geral pode aceder; tivemos acesso ao Serviço de Leitura Especial, onde a sua responsável, Ana Paula Pereira (invisual) nos elucidou sobre os diferentes serviços que leitores invisuais ou de baixa visão podem usufruir. Depois fomos guiadas às áreas restritas onde se guarda o espólio oferecido e as obras sobre o distrito de Viana do Castelo, por fim passamos pela área de catalogação e indexação.
Após esta visita fizemos uma agradável caminhada até ao shopping e contactamos com as livrarias e espaços de venda de dispositivos digitais e ficamos a par das novidades.

 TAMBÉM GOSTAS DE LER?
 AINDA PODES ENTRAR NO CLUBE DE LEITORES.



Os três porquinhos (histórias alteradas) Oficina de escrita Português

Os três porquinhos

            Era uma vez três porquinhos, (O Zé o Tone o Nelo) que decidiram fazer cada um uma casa.
            O mais novo, o Tone, que era o mais preguiçoso, decidiu fazer a sua casa num campo muito grande e verdejante. Começou a fazer a sua habitação com uma estrutura de bambu e coberta por palha para se proteger do lobo, que, na teoria dele, o queria comer. O lobo, como era engenheiro municipal, teve de a demolir devido às suas péssimas condições.
            O segundo porquinho, o Zé, decidiu fazer uma casa de madeira. Estava a aproximar-se de sua casa um grande furacão pelo que o lobo decidiu avisá-lo. O porquinho não o quis ouvir e o lobo foi obrigado a deitá-la abaixo para ele fugir dali.
            Então os porquinhos foram todos para a casa do Nelo, que era inteligente e trabalhador e que tinha feito uma casa de tijolos bem segura.
            Dali a dias, o lobo começou a ouvir muitas queixas do vizinho, o Félix, que era muito resmungão, porque a casa dos porquinhos não deixava passar o sol para a dele. Então o lobo, como a sua aldeia ia participar no concurso de aldeia mais civilizada, tentou destrui-la, mas não consegui devido à sua resistência.
Dali a algum tempo, o lobo ouviu os porquinhos a gritar muito alto e quis ir ver se estavam em apuros. Como a porta estava trancada, foi pela chaminé, mas acabou por cair no caldeirão e queimou-se.
Os porquinhos tiveram pena dele e chamaram os bombeiros. Quando o lobo veio do hospital, os porquinhos foram-no visitar, conversaram e ficaram amigos.


David Araújo
Feliciano Pereira

7ºB

O Lobo Mentiroso

 Na páscoa, um lobo mau, mentiroso, alto, magro, feio, com olhos castanhos e com óculos, tentou comer no mesmo dia três porquinhos.
 Dirigiu-se à casa de palha de um dos porquinhos, dizendo que a casa prestava péssimas condições habitacionais, pelo que, enquanto engenheiro municipal e responsável pela segurança dos moradores, seria obrigado a demoli-la. Então, este porquinho foi a correr para casa do seu irmão porco, pois pensava que o lobo lhe faria mau.
 Ao chegar à casinha de bambu de outro porquinho, o lobo mentiroso disse que pensava que estava alguém preso dentro de casa e decidiu deitar a casinha do porquinho abaixo. Por sua vez, estes dois porquinhos foram para casa do seu último irmão, cheios de medo do lobo.
 Ao chegar à última casa, o lobo tentou chamar os porquinhos, mas nenhum apareceu. O lobo matreiro disfarçou-se de vendedor de bolotas, mas, mesmo assim, eles não apareceram. O lobo já não sabia o que fazer. Pensou, pensou e foi chamar os amigos. Como eles não tinham força, não conseguiram deitar a casa abaixo.
         O lobo, cansado, desistiu de comer os porquinhos e resolveu comer no restaurante da Maria Pimpolha que era amiga, simpática, gorda, bonita com olhos verdes e um cabelo grande e preto. O Lobo entrou nesse restaurante que era grande, novo com paredes vermelhas e cinzentas e também com um placar florescente. Ele decidiu comer espeto de porco assado.
Rúben Pedreiras, 7ºD e Mariana Sousa, 7ºD