BE-CRE Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura / Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura
Clube de Leitores - Visita à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
No dia 5 de
novembro, as alunas do Clube de Leitores fizeram a sua primeira saída - “Na
Rota das Bibliotecas”. A visita foi a Viana do Castelo, à Biblioteca Municipal
e à livraria Bertrand, no Estação Viana Shopping.
Na Biblioteca
Municipal, fomos acompanhados aos diferentes espaços de leitura onde o público
em geral pode aceder; tivemos acesso ao Serviço de Leitura Especial, onde a sua
responsável, Ana Paula Pereira (invisual) nos elucidou sobre os diferentes
serviços que leitores invisuais ou de baixa visão podem usufruir. Depois fomos
guiadas às áreas restritas onde se guarda o espólio oferecido e as obras sobre
o distrito de Viana do Castelo, por fim passamos pela área de catalogação e
indexação.
Após
esta visita fizemos uma agradável caminhada até ao shopping e contactamos com
as livrarias e espaços de venda de dispositivos digitais e ficamos a par das
novidades.
TAMBÉM GOSTAS DE LER?
AINDA PODES ENTRAR NO CLUBE DE LEITORES.
Os três porquinhos (histórias alteradas) Oficina de escrita Português
Os três porquinhos
Era
uma vez três porquinhos, (O Zé o Tone o Nelo) que decidiram fazer cada um uma
casa.
O
mais novo, o Tone, que era o mais preguiçoso, decidiu fazer a sua casa num
campo muito grande e verdejante. Começou a fazer a sua habitação com uma
estrutura de bambu e coberta por palha para se proteger do lobo, que, na teoria
dele, o queria comer. O lobo, como era engenheiro municipal, teve de a demolir
devido às suas péssimas condições.
O
segundo porquinho, o Zé, decidiu fazer uma casa de madeira. Estava a
aproximar-se de sua casa um grande furacão pelo que o lobo decidiu avisá-lo. O
porquinho não o quis ouvir e o lobo foi obrigado a deitá-la abaixo para ele
fugir dali.
Então
os porquinhos foram todos para a casa do Nelo, que era inteligente e
trabalhador e que tinha feito uma casa de tijolos bem segura.
Dali a dias, o lobo começou a ouvir
muitas queixas do vizinho, o Félix, que era muito resmungão, porque a casa dos
porquinhos não deixava passar o sol para a dele. Então o lobo, como a sua
aldeia ia participar no concurso de aldeia mais civilizada, tentou destrui-la,
mas não consegui devido à sua resistência.
Dali a algum
tempo, o lobo ouviu os porquinhos a gritar muito alto e quis ir ver se estavam
em apuros. Como a porta estava trancada, foi pela chaminé, mas acabou por cair
no caldeirão e queimou-se.
Os porquinhos
tiveram pena dele e chamaram os bombeiros. Quando o lobo veio do hospital, os
porquinhos foram-no visitar, conversaram e ficaram amigos.
David Araújo
Feliciano Pereira
7ºB
O Lobo Mentiroso
Na páscoa, um lobo
mau, mentiroso, alto, magro, feio, com olhos castanhos e com óculos, tentou
comer no mesmo dia três porquinhos.
Dirigiu-se à casa de
palha de um dos porquinhos, dizendo que a casa prestava péssimas condições habitacionais,
pelo que, enquanto engenheiro municipal e responsável pela segurança dos
moradores, seria obrigado a demoli-la. Então, este porquinho foi a correr para
casa do seu irmão porco, pois pensava que o lobo lhe faria mau.
Ao chegar à casinha de
bambu de outro porquinho, o lobo mentiroso disse que pensava que estava alguém
preso dentro de casa e decidiu deitar a casinha do porquinho abaixo. Por sua
vez, estes dois porquinhos foram para casa do seu último irmão, cheios de medo
do lobo.
Ao chegar à última
casa, o lobo tentou chamar os porquinhos, mas nenhum apareceu. O lobo matreiro
disfarçou-se de vendedor de bolotas, mas, mesmo assim, eles não apareceram. O
lobo já não sabia o que fazer. Pensou, pensou e foi chamar os amigos. Como eles
não tinham força, não conseguiram deitar a casa abaixo.
O lobo,
cansado, desistiu de comer os porquinhos e resolveu comer no restaurante da
Maria Pimpolha que era amiga, simpática, gorda, bonita com olhos verdes e um
cabelo grande e preto. O Lobo entrou nesse restaurante que era grande, novo com
paredes vermelhas e cinzentas e também com um placar florescente. Ele decidiu
comer espeto de porco assado.
Rúben Pedreiras, 7ºD e Mariana Sousa, 7ºD
Dia Mundial da Música
O Dia Mundial da Música foi
instituído em 1975 pelo International Music Council, organização fundada pela
UNESCO, com o objectivo de levar música de todo o tipo a todo o tipo de
pessoas, dentro dos ideais de paz e respeito fomentados pelo braço da ONU.
A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura comemorou o Dia
Mundial da Música com um concerto/palestra dinamizado pelos professores da
Academia de Música de Viana do Castelo e pelos alunos do 4º e 5º grau (8º e 9º
ano). O tema foi a “A música ao longo dos tempos” e apresentou-se uma breve
evolução das tendenciais musicais desde o século XVIII aos nossos dias. Os
alunos caracterizaram cada época e estilo e os professores interpretaram
diversos trechos de música barroca, clássica, romântica, impressionista, blues,
jazz, rock e electrónica. Assistiram ao espectáculo cerca de 150 alunos, com
visível agrado. A biblioteca escolar expôs livros, biografias de músicos,
cartazes dos instrumentos tradicionais de cada região de Portugal e do Mundo e
assistiu-se a alguns filmes-concerto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
