Encontro com a escritora Ana Saldanha


No dia 7 de Maio, a escritora Ana Saldanha esteve no Centro Cultural de Paredes de Coura para um encontro com os alunos do 3º ciclo.
O evento dividiu-se em quatro sessões de pequenos grupos, com o objectivo de haver uma maior proximidade entre os alunos e a escritora. Cada sessão foi dinamizada com leitura de excertos das suas obras, seguido de um período de questões e autógrafos. Foi uma actividade enriquecedora com vista ao fomento dos hábitos de leitura e escrita e que contou com grande receptividade por parte dos alunos.

Comemoração do 25 de Abril

No dia 26 de Abril, pelas 15.30h, o grupo de História organizou um encontro com o Dr. Carlos Plácido, figura resistente do regime opressivo do Estado Novo e os alunos das duas turmas do 9.º ano.
Num ambiente intimista, o palestrante octogenário apresentou aos presentes a sua vivência enquanto membro do Partido Comunista Português (PCP) opositor ao regime na sua fase mais conturbada, contextualizou a nossa história na Europa fascista e durante a segunda Guerra Mundial.
Na parte final da sua intervenção os alunos tiveram oportunidade de lhe dirigirem algumas questões, as quais foram respondidas prontamente.
Os alunos sentiram-se honrados e sensibilizados pela rara oportunidade de ouvirem um testemunho vivo.

Eu sou tu

Integrada no projecto "Tásse a Ler", no dia 15 de Abril decorreu no Centro Cultural de Paredes de Coura, a segunda sessão do "Eu sou tu". Esta iniciativa foi desenvolvida pelo escritor Miguel Horta e teve como participantes os alunos da turma CEF de Jardinagem.
Nesta actividade os alunos puderam conversar informalmente sobre livros e escritores portugueses.

Concurso Nacional de Leitura - Fase Regional

No passado dia 24 de Março os alunos Marta Viana, Tânia Cunha do 9º B, Adrian Rosa do 8º B em representação do 3º ciclo e os alunos Sílvia Pereira,  Ana Peixoto e Bruno Lopes do 12º A, em representação do Ensino Secundário, participaram na fase Regional do apuramento do Concurso Nacional de Leitura, em Viana do Castelo.
Apesar de não terem sido seleccionados para a Fase Nacional foi uma experiência muito gratificante e positiva.
Parabéns pelo empenho demonstrado!